808 302 545 | info@cit.pt


Plataforma Moodle

Cursos CIT

Modelagem, Corte e Confeção

 

O Curso CIT de Modelagem, Corte e Confeção engloba as técnicas inerentes ao tema promovendo um ensino a distãncia prático e acessível a todos com o apoio constante de formadores qualificados.

Está organizado em vários módulos e tem como principal objectivo permitir adquirir conhecimentos e competências na área de modelagem, corte e confeção.

O curso de Modelagem, Corte e Confeção é complementado com 16 horas de formação prática presencial de cariz facultativo (distribuídas por duas sessões), durante as quais o formando tem oportunidade de, em conjunto com a formadora, aplicar os conhecimentos adquiridos.

Pretende-se que, no final do curso, os formandos tenham desenvolvido as seguintes capacidades:

  • Executar moldes utilizando os tamanhos standard (36, 38, 40, etc.)
  • Executar moldes utilizando outras medidas ou as suas medidas
  • Transferir o molde de papel para o tecido Confeccionar peças de vestuário em vários tecidos passando pela prova e utilizando os pontos de costura aprendidos no curso (exemplo: alinhavar, chulear, pespontar, ponto de casear, etc.)
  • Interpretar desenhos e “croquis”.

Módulo 1 - Noções de modelagem. Noções elementares de aritmética e de geometria; tabelas de medidas; moldes-base de corpo.

Módulo 2 - Noções de costura manual: pontos diversos. Molde-base de manga e transformações.

Módulo 3 - Tecidos: tipologia, quantidade; estudo de corte. Bolsos e Golas: modelagem, corte e confeção.

Módulo 4 - Noções de costura à máquina. Transformação dos moldes-base de corpo e confeção.

Módulo 5 - Acabamentos de costura. Molde-base de saia e transformações, corte e confeção.

Módulo 6 - Remates de costura. Molde-base de calças e transformações. Fato-macaco e vestidos: transformações e confeção.

Módulo 7 - Pontos de adorno e bordados à mão. Outras transformações de vestuário feminino. Peças de vestuário masculino.

Módulo 8 - Tecidos específicos: corte e confecção. Noções de modelagem de vestuário de criança. Casacos e capas: modelagem, corte e confeção.

O curso tem como objectivo apoiar o seu acesso a uma oportunidade profissional, quer pela via da aquisição de uma qualificação inicial, quer por uma actualização dos conhecimentos já existentes, através de uma actividade por conta de outrem ou por conta própria, em áreas profissionais diversas como sejam: a indústria do vestuário, os atelier ou pequenas lojas de arranjos de roupa.

A realização deste curso proporciona-lhe as seguintes vantagens:

  • Sem custos com deslocações
  • Estuda onde e quando quiser
  • Programa atual e ajustado ao mercado de trabalho
  • Acompanhamento de formador especializado
  • Entidade Certificada pela DGERT
  • Custos dedutíveis no IRS
  • Possibilidade de realização de estágio profissional

Certificado de Formação Profissional

No final da formação, os formandos receberão um Certificado de Formação Profissional emitido pelo SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, plataforma do Ministério da Educação. Este certificado atestará os conhecimentos e competências adquiridos.

SOLICITE INFORMAÇÃO GRÁTIS
E SEM COMPROMISSO