(Actualizado)

Uma boa pergunta que qualquer um de nós, fará. Não sem antes sabermos que entidade é o CIT?

Pois bem, o CIT, que quer dizer Centro de Instrução Técnica, é uma entidade formadora certificada pela DGERT. Existe desde os anos 60 e, desde sempre, emite os seus certificados de formação profissional. Fomos pioneiros no ensino a distância, onde continuamos hoje com os nossos cursos on-line. Desde então, formámos milhares de pessoas em Portugal e no estrangeiro, neste último caso, em particular nas nossas comunidades emigrantes.

Mas e o que podemos aprender? – é a pergunta. Fique com uma ideia ao longo destas notas.

Começando pela Contabilidade e Fiscalidade, trata-se de um curso em que, como Assistente de Contabilidade, pode iniciar uma carreira sob a supervisão de um Contabilista Certificado, trabalhando num escritório de prestação de serviços de contabilidade ou numa empresa que, pela sua dimensão, organize a sua contabilidade internamente.

Mais tarde, a partir desta base de conhecimento e se for esse o seu objectivo, pode iniciar uma licenciatura nesta área, fazer exame à Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), e ser um(a) Contabilista Certificado, chefiando o sector de Contabilidade de uma organização ou tendo o seu próprio escritório de prestação de serviços, a pequenas e médias empresas.

Outra área de relevo na nossa oferta formativa, é o curso de Modelagem, Corte e Confecção, um curso que permite aprender a confeccionar roupa de homem, senhora e criança e que pode abrir excelentes oportunidades profissionais na área da moda, dos pequenos arranjos à confeção da própria roupa, com ao apoio de vídeos e vária documentação, para podermos “dar asas à nossa imaginação”.

O tema da eletrónica, recentemente atualizado com o curso de Eletrónica ao seu alcance, permite uma aprendizagem fluída com o conjunto de vídeos, fichas de actividades práticas, tudo isto acompanhado de um kit onde pratica o AEIOU da eletrónica. Isto sem esquecer, o conteúdo teórico e fundamentado que tem caracterizado esta área e que tantos profissionais tem ajudado a formar, face às diferentes oportunidades que existem no mercado de trabalho.

Os Cuidados Pessoais são uma das áreas com maior procura, para o qual o CIT também dispõe de conteúdos. Estamos a pensar no nosso curso de Estética Avançado.

Um curso que, sendo também a distância, como os restantes do CIT, disponibiliza  conteúdos que, de forma muito pedagógica, ensinam como fazer os diferentes tratamentos estéticos, seja no rosto, na epilação, na manicura ou na massagem em diversas áreas do nosso corpo; falemos, neste caso, das costas, do abdómem, ou dos membros superiores e inferiores. Se está a pensar, onde é que aplicamos profissionalmente estes conhecimentos, desde já lhe podemos dizer que um Spa, um centro de massagens ou o apoio domiciliário, são áreas com grande procura, em especial, neste ultimo caso, por parte de pessoas idosas.

E já que falamos de idosos, há que referir, gostemos ou não, do envelhecimento da nossa população e da necessidade de lhe dispensar cuidados mínimos. Também aqui, é necessário termos profissionais preparados, incluindo aqueles que nas próprias famílias, de forma muito generosa, ajudam a cuidar dos seus idosos. O CIT responde a esta exigência, ao disponibilizar um curso de Auxiliar de Geriatria e Prestação de Cuidados a Idosos. Neste caso, as oportunidades profissionais estão associadas a centros de dia, lares ou até os cuidadores familiares que nos dias de hoje são bastantes e que, necessitam também de conhecimentos especializados.

Por último, é importante referir que todos os cursos têm uma avaliação ao longo dos diferentes módulos, a qual se traduz numa classificação que consta do Certificado de Formação Profissional que é emitido através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

Em qualquer caso e para mais detalhes, consulte o nosso site (www.cit.pt), sem esquecer a nossa presença nas redes sociais Facebook e Instagram ou, se preferir, pode sempre contactar-nos por WhatsApp.