São decisivas hoje em dia, quer estejamos a trabalhar numa entidade pública ou privada. Se as tivermos do ”nosso lado”, de certeza que conseguimos promover um bom clima de trabalho (com colegas e chefias) e ter um bom desempenho. Ou seja, fazermos bem o nosso trabalho, quer nos procedimentos, quer na dedicação. Tudo o que acabamos de referir, em conjunto, enriquece a nossa carreira: somos reconhecidos e podemos assumir maiores responsabilidades.

O que são competências pessoais?

Pensemos na forma como somos e como nos relacionamos com os outros. Tudo isto influencia, a forma como enfrentamos desafios e os resolvemos, como nos motivamos ou organizamos. Algumas das mais valorizadas são:

  • Autoconfiança: Acreditar em nós próprios e nas nossas capacidades.
  • Flexibilidade: Adaptarmo-nos a mudanças e novas situações.
  • Organização: Planear, priorizar tarefas e cumprir prazos.
  • Ter iniciativa: Permite-nos antecipar aos problemas.
  • Ser Resiliente: Lidar com frustrações (nem tudo corre como gostamos) e superar obstáculos.

O que são competências sociais?

São habilidades que facilitam a interação e o relacionamento com outras pessoas. Algumas das mais importantes são:

  • Comunicação: Expressarmos ideias de forma clara e objetiva, tanto oralmente quanto por escrito.
  • Empatia: Compreendermos e considerar os sentimentos dos outros. Colocarmo-nos no lugar dos outros
  • Trabalhar em equipe: Conseguirmos colaborar com outras pessoas para atingir objetivos em comum.
  • Liderança: Influenciarmos e motivar pessoas a alcançar objectivos.
  • Negociação: Procurarmos soluções que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas na solução de um problema.

Voltaremos a este tema que faz toda a diferença no nosso dia-a-dia.