São decisivas hoje em dia, quer estejamos a trabalhar numa entidade pública ou privada. Se as tivermos do ”nosso lado”, de certeza que conseguimos promover um bom clima de trabalho (com colegas e chefias) e ter um bom desempenho. Ou seja, fazermos bem o nosso trabalho, quer nos procedimentos, quer na dedicação. Tudo o que acabamos de referir, em conjunto, enriquece a nossa carreira: somos reconhecidos e podemos assumir maiores responsabilidades.
O que são competências pessoais?
Pensemos na forma como somos e como nos relacionamos com os outros. Tudo isto influencia, a forma como enfrentamos desafios e os resolvemos, como nos motivamos ou organizamos. Algumas das mais valorizadas são:
- Autoconfiança: Acreditar em nós próprios e nas nossas capacidades.
- Flexibilidade: Adaptarmo-nos a mudanças e novas situações.
- Organização: Planear, priorizar tarefas e cumprir prazos.
- Ter iniciativa: Permite-nos antecipar aos problemas.
- Ser Resiliente: Lidar com frustrações (nem tudo corre como gostamos) e superar obstáculos.
O que são competências sociais?
São habilidades que facilitam a interação e o relacionamento com outras pessoas. Algumas das mais importantes são:
- Comunicação: Expressarmos ideias de forma clara e objetiva, tanto oralmente quanto por escrito.
- Empatia: Compreendermos e considerar os sentimentos dos outros. Colocarmo-nos no lugar dos outros
- Trabalhar em equipe: Conseguirmos colaborar com outras pessoas para atingir objetivos em comum.
- Liderança: Influenciarmos e motivar pessoas a alcançar objectivos.
- Negociação: Procurarmos soluções que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas na solução de um problema.
Voltaremos a este tema que faz toda a diferença no nosso dia-a-dia.