A contabilidade das diferentes organizações (empresas, associações, fundações,…) e a sua relação com o Estado, é cada vez mais sofisticada, requerendo competências técnicas e comportamentais bem diferenciadas.
O assistente de contabilidade, é um profissional que lida com o registo, organização e verificação das transacções financeiras de uma organização, as quais devem ser suportadas por documentos, sendo estes “arrumados”, de forma ordenada nos planos das diferentes contas.
Mas quais são, as competências técnicas deste profissional?
a) Uma competência essencial, é compreender o fluxo financeiro (o que implica comprar e vender) de uma organização; saber fazer o débito e o crédito;
b) Precisa de saber identificar, os diversos tipos de documentos e classificá-los consoante a sua natureza (facturas, recibos,…);
c) Na fiscalidade, tem de conhecer os impostos como sejam o IVA, o IRC e o IRS (para processamento de salários). Saber quando e como submeter as declarações fiscais obrigatórias (por exemplo, a Declaração Periódica do IVA) para evitar multas à organização para a qual trabalha, contribuindo também para uma imagem cumpridora;
d) Igualmente relevantes são as competências associadas aos diferentes softwares que permitem lançar faturas, gerir contas correntes e processar salários.
Estas competências são decisivas na organização de uma contabilidade e perante o Contabilista Certificado, que é o profissional que vai supervisionar todo o trabalho que seja feito pelo seu(ua) assistente, pelo que, para além dos motivos inerentes ao próprio trabalho, é importantes que o assistente tenha, também, as seguintes competências comportamentais:
a) Rigor e atenção aos detalhes
Um erro num lançamento ou numa declaração fiscal errada, tem implicações, pelo que é necessário concentração. Os detalhes nesta actividade, fazem a diferença;
b) Organização e gestão de prazos
É importante gostar de cumprir prazos e ter noção das implicações do seu não cumprimento. A contabilidade é cíclica e tem datas limite (pagamentos, declarações de IVA, fecho de contas). Ser capaz de gerir múltiplos processos em simultâneo e cumprir rigorosamente os prazos, é crucial;
c) Igualmente relevante, é ter uma boa comunicação
Isto é, saber traduzir números e termos técnicos, para linguagem que o gestor ou o cliente entendam. É necessária, uma comunicação clara, objetiva e sem rodeios.
d) Ser discreto e ético
Lidar com informação financeira significa lidar com segredos de uma organização (salários, lucros, dívidas). Manter a confidencialidade e ter um comportamento ético é indispensável.
O título deste artigo, é “o assistente de contabilidade – O começo de uma carreira”. Efectivamente assim é. Ao trabalhar sob a supervisão de um Contabilista Certificado, o assistente ganha um conhecimento prático que é indispensável, para que um dia, se for esse o seu objectivo, poder iniciar uma licenciatura na área, fazer exame à Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), e ser ele(a) próprio(a) um(a) Contabilista Certificado, chefiando o sector de Contabilidade de uma organização ou tendo o seu próprio escritório de prestação de serviços, a pequenas e médias empresas.
Se quiser saber, como se pode tornar um(a) assistente de contabilidade, consulte o nosso site.


