Em Portugal, precisamos de profissionais com competências práticas em sectores onde se pode desenvolver uma boa carreira.
Há, como é natural, áreas em que pode ser apropriado trabalhar por contra de outrém e áreas onde, com mais facilidade se pode trabalhar por conta própria.
Ou seja, mais do que um título escolar e profissional que evidenciam o que aprendemos, o mercado também procura profissões que sejam úteis.
Isto é, o que é que eu sei fazer hoje, que ajuda uma empresa a crescer ou a resolver um problema?
Uma das áreas, com maior relevância e maior procura de pessoas com qualificação e vocação está relacionada com o envelhecimento da nossa população e com a necessidade de cuidadores que sejam profissionais. Quer para entidades do sector social, quer para pessoas que preferem e têm capacidade para ter esses cuidados nas suas residências.
No entanto, é bom não esquecer, não se trata apenas de cuidados básicos, mas também cuidados relacionados com a gestão da própria saúde ou do acompanhamento nos tempos livres. Há opções de emprego e muitas com viabilidade de criar a própria actividade, se às nossas competências técnicas e humanas, associarmos confiança e seriedade.
O CIT, há muito tempo que disponibiliza formação nesta área, num curso online, com a supervisão de uma formadora e que pode ser aplicável em quem procura uma qualificação para trabalhar por conta de outrém ou pessoas da própria família dos idosos que são, elas próprias, cuidadoras dos seus familiares
Mas se pensarmos nas crianças, há também outras oportunidades, quer em instituições educativas, quer também na prestação de serviços. Pensemos em actividades relacionadas com o apoio educativo a outros profissionais, mas também em actividades relacionadas com o apoio logístico, a higiene e vigilância. Também nesta área, pode beneficiar do apoio formativo do CIT, através do nosso curso de Auxiliar de Acção Educativa.
Este ano, há também outras oportunidades profissionais, à nossa espera. Pensemos que as energias renováveis ou a logística associada ao e-commerce, são igualmente sectores em desenvolvimento, que requerem também pessoas especializadas.
Há oportunidades, desde que exista vontade em aproveitá-las, trabalhando e estudando para isso!


