Aqui no CIT, recebemos por vezes ofertas de emprego por parte de empresas que procuram candidatos. Por outro lado, todos nós já tivemos inquietos, para não dizer ansiosos, quando sabemos que temos de ir a uma entrevista para um emprego.
No CIT, preocupamo-nos com as oportunidades de emprego para os nossos formandos, mesmo que os mesmos já trabalhem. Podem querer sempre mudar e continuam a existir oportunidades nos mais variados sectores.
Deste modo, para a nossa newsletter de Fevereiro, alinhámos alguns tópicos que, mesmo que já saiba, nunca é demais relembrar.
Antes da entrevista
Saiba os contactos, nomeadamente o telefone, a localização exacta, os acessos mais directos e os caminhos alternativos, de forma a acautelar qualquer imprevisto.
Faça uma pesquisa na internet ou com amigos, sobre a actividade da empresa e o sector em que ela se integra. Quais são os produtos e serviços que comercializa, para que mercados vende?
Como candidato, procure saber da forma mais precisa possível, quais vão ser as suas funções.
O que estão a pedir? Uma função que implica contacto com o público? É preciso saber inglês, falar ao telefone, saber informática? A função implica ter raciocínio organizado? Ou seja saber levar tarefas do princípio ao fim, mas não se desconcentrar se for interrompido? Saber planificar e organizar trabalho? Estas são algumas questões em que temos de pensar, ao mesmo tempo que devemos avaliar se temos condições para assumir a função. Por exemplo, se falo pouco inglês, é diferente se pontualmente tenho que falar a língua ou se preciso conversar fluentemente.
Outro aspecto importante, e por vezes decisivo, é a apresentação. Cuide dela, o melhor que puder, sem exageros. A simplicidade, faz a diferença.
No dia anterior, deite-se cedo. Durma bem, para que conversa no outro dia, decorra de forma contínua e seja fluída.
O que nunca fazer
O que nunca devemos fazer, é faltar ou chegar atrasado a uma entrevista e, neste último caso, desfazendo-nos em desculpas.
A falta, sem avisar, é algo grave e muito mal visto por todos os empregadores, relativamente a um candidato a emprego. Por isso, se estiver atrasado ou caso não possa comparecer, telefone a avisar do seu atraso ou impossibilidade em estar presente. Não se esqueça que alguém está à sua espera. É uma questão de respeito por todos os outros que esperam por si.
(Nota: em Março, esteja atento(a). Vamos falar sobre as perguntas que lhe podem fazer na entrevista).