Já aqui falámos na relevância que uma boa entrevista continua a ter para obtermos um posto de trabalho. Há, no entanto, nos dias de hoje, outros aspectos a considerar por parte de um recrutador. A presença nas redes sociais, é um deles.

Fique a saber que na análise curricular que é feita à sua candidatura, há também outros aspectos que são considerados, como a nossa actividade on-line que é pública.

Os empregadores analisam os nossos post’s, as fotos, os vídeos, os nossos comentários. Tudo isto, para compreender o nosso “quadro” cultural, os valores que temos, as nossas opiniões sobre os mais variados temas, tentando vislumbrar antes da entrevista, como é no dia-a-dia o nosso comportamento e se há alguma coisa que à partida possa entrar em conflito com a vaga a que nos estamos a candidatar.

Esta nova procura de informação, por parte dos empregadores, junto das redes sociais representa uma nova tendência e é, por outro lado, o reconhecimento público do papel das redes sociais, para a construção das percepções dos empregadores que tentam compatibilizar e alinhar os interesses e aspirações das pessoas, com aquilo que é também a forma de funcionar de determinada organização, naquilo que de forma simples, poderemos designar como a sua cultura de funcionamento e onde entram aspectos como:

– o que se acha correcto e incorrecto;

– o clima que existe para a troca de opiniões sinceras entre todas as pessoas, a respeito da empresa;

– O respeito que existe, ou não, pelos processos de trabalho;

– a forma como se processa a troca de saberes entre quem já está e quem chega de novo;

– a forma como cada um avalia a contribuição do outro para o valor criado por uma organização, entre muitos outros aspectos.