As oportunidades pessoais e profissionais, surgem quando falamos uns com os outros e não quando estamos calados ou nos fechamos sobre nós mesmos. Sabermos procurar informação, também ajuda. Ficamos a saber que negócios estão para abrir, que novos investimentos vão ser feitos em negócios que já existem, se há muitas pessoas de determinado sector que se vão reformar e por aí fora.

Há muitas vagas de emprego que não aparecem na internet, nem em publicações especializadas. Muitos recrutadores procuram pessoas para trabalhar, através de pessoas que já conhecem – ou são recomendadas – e em quem confiam. Muitas vezes, conversando com amigos em ambientes informais, ficamos a saber que determinadas empresas vão abrir vagas. Um contacto desta natureza, é uma porta de entrada, para podermos enviar uma candidatura.

Mas no nosso local de trabalho, também existem oportunidades. Seja através de vagas internas que por vezes abrem, seja pelas relações de trabalho com colegas. Não só porque podemos fazer novas amizades, mas também porque criamos bom ambiente de trabalho.

Se optarmos por sair do nosso local de trabalho e mantivermos os nossos contactos profissionais que muitas vezes são também de amizade, vamos construindo uma rede saudável de contactos, que nos permitem manter e criar laços para o presente e para o futuro, pois amanhã todos podemos estar em diferentes contextos profissionais e todos podemos beneficiar. É a fórmula “ganha-ganha”.

E depois, há as atividades extra trabalho, em que podemos participar e onde se vão estabelecendo também relações pessoais. Seja através da actividade desportiva, da participação de um coro ou até nas actividades com os nossos filhos em que os respectivos pais participam.